Implementação

A implementação um Sistema de Gestão gera alguma vantagens transversais, independentemente do sistema que causa - Qualidade, Ambiente, Segurança Alimentar:

  • reduzir dos custos relacionados com as ineficiências e as falhas
  • aumentar do nível de satisfação dos clientes no sentido lato (clientes numa relação comercial, entidades governamentais, trabalhadores, público, consumidores, comunidade, etc.)
  • aumentar a eficiência e a eficácia das atividades
  • projetar um sentimento de confiança para o mercado
  • dotar a organização de ferramentas de gestão
  • maior envolvimento dos trabalhadores
  • maior eficiência na comunicação

 

A implementação de um Sistema de Gestão é realizada em 4 fases.

 

1. Diagnóstico

A primeira é o diagnóstico da empresa ou instituição para identificação das práticas existentes, das expectativas e objetivos do "negócio", da gestão de topo e gestão intermédia e das sugestões das áreas operacionais e de gestão.

Do diagnóstico resulta um conjunto de ações a realizar para a implementação dos requisitos dos sistema de gestão, para alcançar os objetivos do negócio e da gestão e introdução das sugestões consideradas pertinentes.

 2. Planeamento e desenvolvimento

Segue-se a fase de planeamento e desenvolvimento do sistema, onde é planeado e desenvolvido todo o sistema de acordo com as ações identificadas na fase anterior.

Nesta fase são ainda realizadas ações de formação para sensibilizar todos os trabalhadores para temáticas importantes e para formar os gestores de sistema e os auditores internos. 

3. Implementação

Após a construção do sistema, segue-se a fase de implementação. Ou seja, as práticas definidas no sistema de gestão e agora perfeitamente conhecidas por todos os envolvidos são adotadas. É muito importante acompanhar de perto a implementação de novos procedimentos para que os trabalhadores estejam confortáveis com eventuais mudanças.

4. Auditoria interna

Finalmente, é realizada um auditoria interna para avaliar a conformidade do sistema com o referencial normativo e as práticas implementadas com as definidas no sistema de gestão.

 

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